31.3.10

E quando o consumidor não está preparado para uma promoção no e-commerce?


Grandes liquidações sempre foram bem movimentadas. No “mundo offline”, pessoas indo de madrugada para filas de grandes varejistas, lojas abrindo às 5 da manhã, seguranças controlando a quantidade de pessoas no estabelecimento, clientes segurando o máximo possível de produtos e alguns relatos de leves agressões físicas entre clientes disputando um microondas... ou um vestidinho estampado da Cantão.

E quando isso acontece no “mundo online”, como é que fica? Pense em qualquer promoção de passagem aérea e você saberá a resposta: o site cai, os estoques evaporam logo e as reclamações se propagam pelas redes sociais.

O que vemos agora é o  varejista no e-commerce enfrentando cada vez mais situações como estas.

Em maio de 2009, a BestshopTV.com fez uma promoção em seu twitter (@bestofertas) prometendo vender TVs LCD a 10% do valor caso  o seu perfil no twitter chegasse a 1.000 seguidores. A estratégia era tornar o site mais conhecido.  BestshopTV conseguiu os 1.000 seguidores, mas o site não conseguiu suportar o volume de acessos e o caso foi parar no PROCON.

Esta semana, um episódio similar voltou a acontecer.  A Visa lançou na última segunda-feira, dia 29, o “Juntos pelo Desconto Visa”, uma ação desenvolvida pela ID\TBWA (a mesma agência do #bemmisteriosa), que conta com a parceria de diversos varejistas. Neste primeiro mês o parceiro é o Walmart.

A ação possui a seguinte mecânica: as pessoas devem twittar #JuntosPeloDescontoVisa. Quando o número de twitts chegasse a 5 mil, o Walmart alteraria o preço do jogo Guitar Hero 5 para Playstation 3 de R$ 389 para R$ 189. Um hotsite foi feito para contabilizar o número de postagens. De acordo com as regras da promoção, “a promoção vale durante 24 horas, a partir do momento em que forem atingidas as 5 mil hashtags ou até acabar o estoque, garante a varejista - só na loja virtual e só para compras com Visa” . Ações em outras redes sociais também estão programadas.

A promoção foi um sucesso, sendo Trend Topics Brazil (TTBr)  nas primeiras 24 horas. Entretanto, ontem, dia 30, os estoques acabaram em menos de uma hora e #JuntosPeloDescontoVisa deu lugar a #FudidosPeloDescontoVisa nos TTBr.

Felizmente, a resposta da Visa e do Walmart foi rápida. Em menos de 6 horas, as empresas prometeram novo estoque e alteraram algumas regras da promoção (principalmente no que diz respeito a quantidade de produtos por clientes). Ponto para as duas empresas.

Acho que a maior lição desta ação é: gere o buzz e deixe bem claro as regras da promoção (quantidade de estoques, compra por cliente, etc.). Comunicar neste estágio é fundamental. Estamos numa fase de educação do consumidor, que precisa aprender a ler regulamentos de promoções, se informar antes de uma compra (processo importante durante a tomada de decisão e que não pode ser ignorado) e entender que nem tudo é possível no mundo virtual. Por trás de um e-commerce, existe uma empresa real e que as regras do “offline” são totalmente aplicáveis.

E você, o que acha que precisa avançar nas promoções de e-commerce?

Para entender mais:

2 comentários:

Kevin disse...

Realmente o fato deles aumentarem o estoque melhorou a imagem deles. Mas o buzz negativo já foi feito, infelizmente.

Acontece que nesses momentos o consumidor de tanto ouvir e ler por aí sobre exigir seus "direitos" resolvem mover ações sem ter razão algumas vezes. Se não me engano há um trecho na lei que ampara as empresas em alguns casos de propaganda, porém muitos consumidores e advogados acabam recorrendo as leis em momentos inapropriados e deixando muitas vezes, momentos que teriam razão passar limpo.

Bruno Badia disse...

Vale observar que muita "promoção online" passam longe do arcaico sistema da Caixa Ecomômica. Mesmo arcaico, é fundamental para regulamentar mtos casos.

Mas, a internet está para isso mesmo derrubar fronteiras e conceitos! E dar liberdade para mandar as musiquinhas dos SACs para longe!