31.3.10

E quando o consumidor não está preparado para uma promoção no e-commerce?


Grandes liquidações sempre foram bem movimentadas. No “mundo offline”, pessoas indo de madrugada para filas de grandes varejistas, lojas abrindo às 5 da manhã, seguranças controlando a quantidade de pessoas no estabelecimento, clientes segurando o máximo possível de produtos e alguns relatos de leves agressões físicas entre clientes disputando um microondas... ou um vestidinho estampado da Cantão.

E quando isso acontece no “mundo online”, como é que fica? Pense em qualquer promoção de passagem aérea e você saberá a resposta: o site cai, os estoques evaporam logo e as reclamações se propagam pelas redes sociais.

O que vemos agora é o  varejista no e-commerce enfrentando cada vez mais situações como estas.

Em maio de 2009, a BestshopTV.com fez uma promoção em seu twitter (@bestofertas) prometendo vender TVs LCD a 10% do valor caso  o seu perfil no twitter chegasse a 1.000 seguidores. A estratégia era tornar o site mais conhecido.  BestshopTV conseguiu os 1.000 seguidores, mas o site não conseguiu suportar o volume de acessos e o caso foi parar no PROCON.

Esta semana, um episódio similar voltou a acontecer.  A Visa lançou na última segunda-feira, dia 29, o “Juntos pelo Desconto Visa”, uma ação desenvolvida pela ID\TBWA (a mesma agência do #bemmisteriosa), que conta com a parceria de diversos varejistas. Neste primeiro mês o parceiro é o Walmart.

A ação possui a seguinte mecânica: as pessoas devem twittar #JuntosPeloDescontoVisa. Quando o número de twitts chegasse a 5 mil, o Walmart alteraria o preço do jogo Guitar Hero 5 para Playstation 3 de R$ 389 para R$ 189. Um hotsite foi feito para contabilizar o número de postagens. De acordo com as regras da promoção, “a promoção vale durante 24 horas, a partir do momento em que forem atingidas as 5 mil hashtags ou até acabar o estoque, garante a varejista - só na loja virtual e só para compras com Visa” . Ações em outras redes sociais também estão programadas.

A promoção foi um sucesso, sendo Trend Topics Brazil (TTBr)  nas primeiras 24 horas. Entretanto, ontem, dia 30, os estoques acabaram em menos de uma hora e #JuntosPeloDescontoVisa deu lugar a #FudidosPeloDescontoVisa nos TTBr.

Felizmente, a resposta da Visa e do Walmart foi rápida. Em menos de 6 horas, as empresas prometeram novo estoque e alteraram algumas regras da promoção (principalmente no que diz respeito a quantidade de produtos por clientes). Ponto para as duas empresas.

Acho que a maior lição desta ação é: gere o buzz e deixe bem claro as regras da promoção (quantidade de estoques, compra por cliente, etc.). Comunicar neste estágio é fundamental. Estamos numa fase de educação do consumidor, que precisa aprender a ler regulamentos de promoções, se informar antes de uma compra (processo importante durante a tomada de decisão e que não pode ser ignorado) e entender que nem tudo é possível no mundo virtual. Por trás de um e-commerce, existe uma empresa real e que as regras do “offline” são totalmente aplicáveis.

E você, o que acha que precisa avançar nas promoções de e-commerce?

Para entender mais: